Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Bancas de Defesa e Adiamentos

Todo aluno de Mestrado e Doutorado deve realizar diversas defesas ao longo do curso. Para os alunos de Mestrado, há a defesa de projeto de dissertação no meio do curso e a defesa de dissertação ao final. Já para os alunos de Doutorado, há a defesa do projeto de tese no meio do curso, a qualificação do copião da tese seis meses antes do fim do curso e a defesa de tese ao final. Na seguinte tabela há os prazos para cada defesa, de acordo com o ano de ingresso:
 

Cronograma do Mestrado

Ingresso Defesa de Projeto
(14 meses)
Defesa de Dissertação
(26 meses)
2016 abril/2017 abril/2018
2017 abril/2018 abril/2019
2018 abril/2019 abril/2020
2019 abril/2020 abril/2021

 

Cronograma do Doutorado

Ingresso Defesa de Projeto
(20 meses)
Qualificação
(44 meses)
Defesa de Tese
(50 meses)
2014 março/2016 março/2018 setembro/2018
2015 março/2017 março/2019 setembro/2019
2016 março/2018 março/2020 setembro/2020
2017 março/2019 março/2021 setembro/2021
2018 março/2020 março/2022 setembro/2022
2019 março/2021 março/2023 setembro/2023

 

Para cada defesa, os alunos têm direito a realizar dois pedidos de adiamento, cada um de dois meses. É importante notar que o adiamento de uma defesa não implica no adiamento das defesas seguintes; para elas, é necessário realizar novos pedidos. Além disso, o pedido de adiamento não implica em perda da bolsa de estudos. O prazo aprovado passa a ser o novo prazo a ser cumprido para manutenção da bolsa.

Os procedimentos estão descritos a seguir.
 

Pedido de Adiamento

Para realizar um pedido de adiamento, basta acessar o formulário online correspondente e preenchê-lo. O documento pode ser encontrado no seguinte link: https://goo.gl/forms/bYePxwSMoJEH1Zbe2.

⚠ Atenção! O pedido de adiamento é feito exclusivamente por formulário online. Obrigatoriamente, o formulário deve ser enviado até a véspera da reunião de colegiado que ocorre no mês do prazo atual para defesa; ou seja, até a reunião do mês estipulado na tabela acima para o primeiro pedido, ou até a reunião que ocorre dois meses após o prazo acima para o segundo pedido. A presença do aluno não é necessária na reunião para realização do pedido, exceto em situações extraordinárias.

 

Adiamento de Defesa de Dissertação ou Tese

Nesses casos especificamente, para o segundo pedido de adiamento, é necessário realizar, além do procedimento descrito acima, também a marcação da defesa. A aprovação do pedido de adiamento é condicionada à marcação da Defesa de Dissertação ou Tese dentro do prazo a ser requisitado.

 

Anuência do(a) Orientador(a)

Não há um modelo para a anuência do(a) orientador(a). Há duas possibilidades para a anuência: remota ou presencialmente na reunião do colegiado. Caso a opção seja pela anuência remota, deve ser anexado ao formulário online um arquivo Word ou PDF contendo texto do(a) orientador(a) dando a aprovação. Pode ser um documento escrito de próprio punho escaneado, um print de email ou o que o(a) orientador(a) preferir. Não aceitaremos mais a anuência enviada diretamente para a secretaria.

 

Marcação de Defesa

Para realizar uma marcação de defesa, basta acessar o formulário online correspondente e preenchê-lo. O documento pode ser encontrado no seguinte link: https://goo.gl/forms/kEHRed05ZIDiDt663.

⚠ Atenção! O pedido de marcação de defesa é feito exclusivamente por formulário online. O formulário deve ser enviado, NO MÍNIMO, uma semana antes da data da defesa. Além disso, as instruções de preenchimento devem ser TODAS seguidas. Se as regras não forem cumpridas, a marcação precisará ser refeita.

 

Composição da Banca

Todos os membros da banca devem possuir título de doutor e devem ser vinculados a alguma instituição de ensino superior (IES). Ao compor a banca, certifique-se de conseguir o nome completo, o CPF e a IES dos membros que forem participar da defesa.

Suplentes: Para a Defesa de Dissertação e Defesa de Tese, também é necessário indicar um suplente interno e um externo. Informar o CPF deles no cadastro da defesa é opcional, mas caso eles substituam um outro membro da banca no dia da defesa, o CPF precisará ser informado para a confecção da ata.

⚠ Atenção! Ao preencher o formulário do cadastro de defesa, o membro da banca deve ser indicado por seu nome completo seguido pela IES entre parênteses. Deve ser informada APENAS a IES (Unirio, UERJ, UFRJ, etc.) e não o programa de qual o membro da banca faz parte. Em outro campo, é preciso informar também o CPF dos membros que não fazem parte do PPGA. O número deve conter pontos e traço e deve ser incluído mesmo para outros membros da UFF que não pertençam ao programa. Siga sempre os exemplos presentes na planilha. Caso contrário, a marcação precisará ser refeita.

 

Marcação de Salas

Para defesas de projeto de dissertação, projeto de tese ou qualificação de copião, a secretaria poderá reservar uma sala do programa para a defesa. Caso o aluno deseje reservar outra sala ou não haja nenhuma disponível, ele deverá seguir o procedimento a seguir.

Para defesa de dissertação e defesa de tese, a secretaria não pode realizar marcação de salas. Portanto, o procedimento abaixo deve ser sempre seguido.

A marcação de salas que não sejam do programa é de responsabilidade do aluno. Tanto as salas de aula regulares dos blocos N, O e P, assim como as salas 510 e 516 do Bloco O, são marcadas pelo mesmo email: reservadesalasiht @ gmail<ponto>com. Basta enviar uma mensagem para receber o documento que deve ser preenchido, assinado e depois enviado de volta.

⚠ Atenção! O formulário não deve ser enviado para a secretaria do PPGA, basta informar a sala reservada no preenchimento do formulário de cadastro.

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