Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Defesas e Adiamentos no Período de Isolamento

Nas tabelas abaixo estão os prazos atuais para cada defesa, de acordo com o curso e ano de ingresso. Alguns prazos ainda estão em discussão pelo colegiado do programa. Esta página será atualizada conforme os prazos forem sendo estabelecidos.

 

Cronograma do Mestrado

Ingresso Defesa de Projeto Defesa de Dissertação
2018 Abril de 2019 Setembro de 2020
2019 Novembro de 2020 2021
2020 2021 2022

 

Cronograma do Doutorado

Ingresso Defesa de Projeto
Qualificação Defesa de Tese
2015 Março de 2017 Março de 2019 Junho de 2020
2016 Março de 2018 Julho de 2020 Novembro de 2020
2017 Março de 2019 2021 2021
2018 Setembro de 2020 2022 2022
2019 2021 2023 2023
2020 2022 2024 2024

 

Pedido de Adiamento

A turma de Mestrado 2018 tem direito a um pedido de adiamento de um mês, adiando a defesa de dissertação de Julho para Agosto de 2020. Esse pedido deve ser feito para a reunião do colegiado de Julho.

A turma de Doutorado 2016 tem direito a um pedido de adiamento de dois meses, adiando a defesa de tese de Novembro de 2020 para Janeiro de 2021. Esse pedido deve ser feito para a reunião do colegiado de Novembro.

Para realizar um pedido de adiamento, basta acessar o seguinte formulário eletrônico e preenchê-lo até a data da reunião de colegiado do mesmo mês do prazo da defesa.

Exemplo: Para uma defesa cujo prazo seja Setembro de 2020, o pedido de adiamento deve ser feito no mês de setembro, até a data da reunião do colegiado de setembro.

📋 Pedidos de Adiamento 2020

⚠️ Atenção! O pedido de adiamento é feito exclusivamente por formulário eletrônico. A presença do(a) aluno(a) não é necessária na reunião para realização do pedido, exceto em situações extraordinárias em que o(a) aluno(a) é convocado a comparecer.

 

Adiamento de Defesa de Dissertação ou Tese

No caso da defesa de dissertação ou defesa de tese, é necessário realizar a marcação da defesa junto com o segundo pedido de adiamento. A aprovação do pedido de adiamento é condicionada à marcação da defesa dentro do prazo a ser requisitado.

 

Anuência do(a) Orientador(a)

Quando realizar o pedido de adiamento, é necessário obter a anuência do(a) orientador(a). Para isso, há duas possibilidades para a anuência: por escrito ou em reunião.

  • Anuência por Escrito: O(a) orientador(a) envia o documento por escrito ao(à) orientando(a), em arquivo Word ou PDF, para que seja anexado ao formulário eletrônico.
  • Anuência em Reunião: O(a) orientador(a) dá anuência durante a reunião do colegiado.

⚠️ Atenção! Não será mais aceita a anuência enviada diretamente para o e-mail do programa.

 

Marcação de Defesa

Para realizar uma marcação de defesa, basta acessar o seguinte formulário eletrônico e preenchê-lo, dentro dos prazos estabelecidos acima.

📋 Marcação de Defesa 2020

⚠️ Atenção! O pedido de marcação de defesa é feito exclusivamente por formulário eletrônico. O formulário deve ser enviado com o prazo mínimo de duas semanas da data da defesa. Além disso, as instruções de preenchimento devem ser TODAS seguidas. Isso inclui o envio completo das informações pedidas. Se as regras não forem cumpridas, a marcação é inválida e precisará ser refeita, observando o prazo de duas semanas de antecedência para o envio.

 

Composição da Banca

Requisitos: Todos os membros da banca devem possuir título de doutor e devem estar vinculados a alguma instituição de ensino superior. Para realizar o cadastro da defesa, você precisará obter os seguintes dados de cada membro da banca (exceto o orientador):

  • Nome completo
  • Instituição a que pertence (apenas a instituição, não o programa)
  • CPF (não é necessário se for professor do PPGA) ou Passaporte (para membros estrangeiros)
  • Endereço de e-mail
  • Já participou antes de banca do PPGA? (apenas Defesa de Tese ou Dissertação)

Para defesas de projeto de dissertação, projeto de tese ou qualificação de copião, a banca deve ser composta por ao menos 3 membros, incluindo o(a) orientador(a).

Para a defesa de dissertação, a banca deve ser composta por ao menos 3 membros, incluindo o(a) orientador(a), um interno (ou seja, da UFF) e um externo (de outras instituições). É OBRIGATÓRIO indicar um suplente interno (da UFF) e um externo (outras instituições). É opcional informar o CPF dos suplentes no cadastro, mas esse dado será necessário caso eles precisem substituir outro membro da banca no dia da defesa.

Para a defesa de tese, a banca deve ser composta por ao menos 5 membros, incluindo o(a) orientador(a), pelo menos um interno (ou seja, da UFF) e dois externos (de outras instituições). É OBRIGATÓRIO indicar um suplente interno (da UFF) e um externo (outras instituições). É opcional informar o CPF dos suplentes no cadastro, mas esse dado será necessário caso eles precisem substituir outro membro da banca no dia da defesa.

⚠️ Atenção! Ao preencher o formulário, observe atentamente as instruções para cada campo. O nome do membro deve ser completo e estar escrito corretamente, deve ser informada APENAS a Instituição (Universidade) da qual o membro é parte, e o CPF deve conter pontos e traço (conforme o exemplo na planilha). Siga sempre as instruções presentes na planilha. Caso contrário, a marcação será inválida e precisará ser refeita.

 

Defesas Remotas

No momento, a recomendação oficial da UFF é que as defesas sejam realizadas remotamente.

 

Sala Virtual

A sala virtual de reunião será criada pela secretaria até a véspera da defesa. Nessa ocasião, o link para a sala será enviado automaticamente aos membros da banca e ao(à) aluno(a).

Para as defesas de dissertação e defesas de tese, a secretaria do programa irá criar a sala virtual através do Google Meet, onde ocorrerá a defesa. A reunião deverá ser gravada pela secretaria, exceto a parte em que ocorre a deliberação da banca.

Para as defesas de projeto e qualificação de copião, a secretaria irá prestar apoio ao uso de tecnologias recomendadas pelo ICHF, como o Google Meet. Ao marcar a defesa, deverá ser indicado se a assistência da secretaria será necessária. Se o(a) aluno(a) marcar Sim, a secretaria do programa irá criar a sala virtual através do Google Meet, onde ocorrerá a defesa, mas não realizará gravação.

 

Documentos da Defesa

Antes da defesa, os membros da banca precisarão enviar à secretaria uma anuência de participação em banca remota. A secretaria enviará um modelo de anuência individualmente aos membros da banca até dois dias antes da defesa. Os membros precisarão inserir suas assinaturas digitalizadas e retornar o documento à secretaria antes da defesa.

Após a defesa, serão enviados os certificados de participação individualmente a cada membro da banca e ao(à) aluno(a).

Já a ata de defesa será confeccionada com as assinaturas digitalizadas do(a) orientador(a) e dos membros da banca. Essas assinaturas precisarão ser enviadas ao(à) orientador(a) ou à secretaria, para inserção na ata.

Copyright 2020 - STI - Todos os direitos reservados