Programa de Pós-Graduação em Antropologia

A Sala como etnografia; do Artista como criação; Popular como matéria prima: um estudo sobre uma política de cultura

Autor(a):

Maria Pierro Gripp


Palavras-chave:

Sala do Artista Popular; Política cultural; Chiquinho da Sucata.


Resumo

Esta dissertação visa analisar o programa federal Sala do Artista Popular (SAP), criado em 1983 e desenvolvido atualmente pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/IPHAN) com a proposta de divulgar e pesquisar as artes populares brasileiras.

A partir de consulta aos acervos institucionais, de entrevistas com profissionais ligados ao tema e da etnografia do processo de confecção de uma das edições da SAP, este trabalho se conformou na perspectiva de compreender os circuitos e articulações que possibilitaram sua longevidade.

E avaliou a trajetória dos indivíduos que participaram como artistas desse processo, elaborando reflexões baseadas na biografia de Francisco de Assis Marques, o Chiquinho da Sucata, que integrou o projeto nas edições 08 e 196.


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