Tony Bela Alves
League of Legends; Antropologia Digital; Games Studies; Jogos Eletrônicos; Jogos Online
A discussão proposta nesta dissertação visa analisar o processo de transição de uma pessoa que joga jogos eletrônicos (em especial o jogo League of Legends) apenas como hobby e em um determinado momento pretende transformar este hobby em sua profissão.
Diversas questões são determinantes até alguém se tornar um “pro-player”. Compreender o que está em jogo e as diferentes motivações e dificuldades que estes jogadores encontram nesse processo é uma das principais questões que busco expor neste trabalho.
Para tratar este tema, realizei um trabalho de campo intenso dentro de diversos ambientes, sejam eles digitais, como fóruns online, redes sociais e a própria plataforma do jogo ou físicos, como eventos presenciais e arenas esportivas. Além disso, fiz parte da comissão técnica de uma equipe amadora de E-Sport.
Este cargo me possibilitou estar em contato frequente com diversas outras equipes amadoras e profissionais, assim como jogadores e gaming houses (habitação na qual jogadores de esportes eletrônicos moram, treinam e convivem juntos) do cenário brasileiro. Todos esses contatos foram de extrema importância para a realização de uma boa etnografia e conseguir obter os resultados que aqui será exposto.