Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Etnografando a produção de ruínas em Vila Autódromo (RJ): visibilidade e política das imagens desde dentro

Autor(a):

Ana Priscila Rezende De Carvalho


Palavras-chave:

remoção;moradia;cidade;produção de imagem;visibilidade


Resumo

O presente trabalho pretende apontar caminhos possíveis para se pensar as relações entre a produção de imagens e os conflitos em torno do direito à moradia, tomando como objeto o caso da remoção da comunidade Vila Autódromo, na região da Barra da Tijuca, em um contexto dos megaeventos na cidade do Rio de Janeiro.

Indagações acerca do que muda quando os próprios sujeitos, que não possuem seus direitos de moradia assegurados, escolhem enquadrar determinadas situações vividas por eles; o que criam com essas imagens posteriormente e por onde elas circulam e como, então, desestabilizam as relações de poder na produção de imagem. Os próprios sujeitos que portam e escolhem “empunhar” a câmera em busca da construção de visibilidades para a situação de remoção, possibilitando a construção de redes de apoio/aliança com pessoas “de fora”, como forma possível de legitimação dos modos que construíam e ocupavam o espaço.

Proponho apresentar os caminhos da pesquisa a partir da construção da exposição “Imagens de Memória e de Luta” com as fotografias de Luiz Claudio Silva, morador da Vila Autódromo, quem reuniu um acervo de imagens que narram, a partir do seu ponto de vista, uma comunidade que foi violentamente removida entre os anos de 2013 e 2016.

Para construção da exposição, que ocupou espaços de outras comunidades que atualmente vivem processos de remoção na cidade—com as quais busca construir uma relação de apoio/aliança —, pude ver junto as imagens com seu autor e propor uma construção oral de suas memórias acerca do processo e dos espaços demolidos da comunidade.


Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content