Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Processo de Institucionalização do Futebol Feminino no Brasil e no Uruguai: Perspectivas comparadas, feminismos e políticas públicas

Autor(a):

Tiago Sales de Lima Figueiredo


Palavras-chave:

Futebol feminino;igualdade de gênero;institucionalização;corporalidades;processo


Resumo

Esta dissertação tem como objetivo analisar as estratégias traçadas pela AsociaciónUruguaya de Fútbol(AUF) para o fomento do futebol praticado de mulheres no seu território, com maior foco na cidade de Montevidéu.

Será feita uma “comparação radical”(DUMONT,1977) com as etnografias brasileiras sobre o futebol de mulheres.

Para tal, realizei uma etnografia na capital uruguaia, coletando documentos, fazendo observação direta dos jogos nacionais do campeonato uruguaio da categoria sênior, entrevistando jogadoras e membros da AUF e da ONFI além de outros dados. Além disso, analisei os últimos investimentos em políticas públicas do Ministério dos Esportes uruguaio na institucionalização do futebol feminino.

Trago, nesse sentido, como exemplo, a implementação do projeto de cooperação esportiva entre Uruguai e Alemanha, iniciado em novembro de 2015, intitulado EllasJuegan.

Além da prática esportiva o programa contava com proposta de capacitação profissional, roda de debate sobre a mulher na sociedade, exibição de filmes que dialogavam com as discussões de gênero e palestra sobre igualdade de gênero e esporte.

Meu trabalho demonstra que os investimentos realizados para a institucionalização do futebol feminino perpassam pela desconstrução dos lugares das mulheres na sociedade uruguaia. E propondo novos lugares femininos.


Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content