Ana Maria Barrientos Rojas
Bomba Afrochoteña;Revitalización Cultural;Fiesta;Afroecuatorianos
O estudo etnográfico atual é o resultado de uma experiência com coletivos e gerentes culturais, artistas e artesãos afro-etíopes, realizados durante quatro meses de 2016, no Vale Chota-Mira e na cidade de Ibarra, no Equador.
A partir de uma abordagem de análise descritiva, são examinadas as várias manifestações “tradicionais” que compõem o “complexo de bomba cultural”, em suas múltiplas transformações e resignificações. Para isso, a análise é aprofundada em duas áreas: a) a experiência de elaboração do tambor de bomba e a ação de um grupo musical de bomba; e b) os processos de revitalização cultural desenvolvidos no “Carnaval Coangue” e no “Dia Afro-Equatoriano”.
Esta pesquisa nos permitiu não só entender as resignificações desta manifestação “tradicional”, mas também suas interferências nos processos de construção de uma “etnia afro-étnica”, cumprindo um papel coeso desse grupo social e revitalizando sua “memória coletiva”.