Programa de Pós-Graduação em Antropologia

PERTENCER PARA PERMANECER: uma etnografia sobre as táticas e práticas de moradores da região portuária nos espaços urbanos transformados

Autor(a):

Clara Maria Abdo Guimaraes


Palavras-chave:

cidade;intervenções urbanísticas;região portuária;Associação Gastronômica Sabores do Porto;“Vizinhos do Mar”


Resumo

Essa dissertação aborda como dois grupos de moradores da região portuária, inseridos por meio de políticas de ação social e cultural às dinâmicas do espaço urbano transformado, criaram táticas e práticas para legitimar o pertencimento deles no território.

Por meio de descrição etnográfica, os dois grupos são contextualizados em situações diferentes, mas que exploram suas experiências em processos de apropriação e ressignificação dos espaços ocupados.

No primeiro caso, a articulação da Associação Gastronômica Sabores do Porto pela permanência de uma feira na Praça Mauá, organizada por suas associadas, aponta os recursos adotados por elas, ao atribuírem às suas produções – alimento e artesanato – valores culturais.

Já no segundo grupo, “Vizinhos do Mar”, a produção de um “jornal” é descrita como um processo participativo, no qual os moradores atuam como produtores de narrativas que acessam histórias e lembranças do espaço urbano. Por meio de um “resgate de memória”, esses atores reafirmam suas condições de moradores e suas relações com a região.


Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content