Rodolfo de Moraes Santos Cerqueira
Veganismo, Animalidade;Humanidade;Natureza;Cultura
O presente trabalho tem como tema a prática do veganismo enquanto tentativa de praticar a consideração moral para com outras espécies de animais , através do boicote a produtos de origem animal ou que contenham relações de exploração animal não humana, algo que chamo de Ética Animalista Vegan.
A pesquisa acontece em dois tipos de espaços sociais: presenciais tais como feiras de produtos vegans e o projeto Sopão Vegano Para Pessoas em Situação de Rua e online em debates de tópicos de grupos da rede social Facebook.
Meus objetivos são: Investigar e analisar os conflitos em espaços presenciais e online a respeito das práticas e ideias que constituem a adesão a Ética animalista.Entender como ocorre a apropriação mútua entre o veganismo e temáticas como Direitos humanos, Interseccionalidade, opressões.
Investigar em que medida e de que forma e se há possibilidade do veganismo ameaçar a ordem dominante do pensamento ocidental antropocêntrico e especista bem como a docotomia de natureza e cultura, para além da extensão de consideração moral e ética para algumas outras espécies de animais.