Programa de Pós-Graduação em Antropologia

NHEMONGUETÁ “ACONSELHAMENTOS PARA O BEM VIVER”ETNOGRAFIA SOBRE A PRODUÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO EM DUAS ALDEIAS GUARANI MBYÁ (LAGO GUAÍBA/RS).

Autor(a):

Paola Correia Mallmann de Oliveira


Palavras-chave:

Guarani Mbya;transmissão de conhecimento;nhemonguetá;filme etnográfico;kunhã


Resumo

Esta dissertação é uma etnografia da produção compartilhada de um filme documentário com os coletivos Guarani Mbya, sobre o nhemonguetá, “aconselhamentos para o bem viver”.

A localização da pesquisa está circunscrita à região de arroios afluentes do Lago Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), nas comunidades indígenas: Tekoa Pindó Mirim e Tekoa Nhundy – foi rodado no ano 2016, entre os meses de maio e novembro.

Nesse trabalho abordo as etapas da experiência fílmica – desde as negociações preliminares com as lideranças indígenas, a produção de imagem nos “momentos de filmagem”, a tradução, até montagem do primeiro corte do filme –, tomo como referência principal, tanto do filme como da etnografia, as duas kunhã karai, mãe e filha, Dona Laurinda e Talcira, que são consideradas pessoas-fonte detentoras de memórias significativas sobre o teko porã, “bem viver”.

A etnografia acompanha o filme expandindo pontos de conexão entre sonho, conhecimento Guarani e imagem. Os depoimentos analisados são nhemonguetá – relações de aconselhamento para o fortalecimento da pessoa e do coletivo vinculado à territorialidade – que é saber, trabalho memorial e transmissão.

Na relação com os colaboradores Guarani, a produção do filme também se fez como nhemonguetá durante o trabalho de campo. Por sua vez também o filme é uma interpretação do nhemonguetá e pode ser percebido como uma expressão pela imagem destas experiências de transmissão oral de conhecimentos entre gerações.

No fortalecimento do nhemonguetá, onde a presença dos velhos e das crianças é valorizada, a imagem é associada pelos Guarani como documento, a memória objetivada favorece novas relações, entendimentos e apropriação destes conselhos como novos usos do passado.

O petyngua, “cachimbo”, o tatá, “fogo”, e o avaxi, “milho”, são referências visuais importantes para a compreensão das palavras de conselho tornada imagem sobre o mundo Guarani.


Copyright 2023 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content