Betania Mueller
Crianças;Autonomia;Emoções;Conflitos;Risco;Brasil;México.
Essa tese trata de crianças e suas percepções sobre emoções e conflitos que vivenciam, em dois diferentes contextos, uma comunidade na cidade de Niterói, localizada no estado do Rio de Janeiro, Brasil, e uma escola primária assistencial na cidade de Cuernavaca, estado de Morelos, México.
No contexto brasileiro, a pesquisa foi desenvolvida no local desde meu Mestrado em Antropologia, em 2014, tendo, porém, assumido um enquadre diferente nos dois anos que duraram a pesquisa de Doutorado, de 2016 a 2018, período no qual eu assumi um trabalho como psicóloga voluntária, realizando grupos terapêuticos semanais com as crianças.
No caso do México, a mesma se deu durante um intercâmbio de um semestre, no ano de 2017, período no qual eu realizei a pesquisa nessa escola, participando de aulas, horário de jogos e intervalos. Ambas as pesquisas foram realizadas com uma perspectiva etnográfica, utilizandome, sobretudo, de observação participante e descrição densa dos eventos, além de outras técnicas adequadas à pesquisa com crianças, como os jogos, brincadeiras e artes.
Também foram realizadas conversas e entrevistas com adultos que eram referências nos contextos. O objetivo principal dessa pesquisa é o de, utilizando uma perspectiva comparada contrastiva, demonstrar como as crianças de ambos os contextos demandam o reconhecimento de suas representações e sensibilidades, em busca de uma relativa autonomia.
Apesar de as crianças serem capazes de suas próprias leituras sobre eventos que compartilham com os adultos, esse reconhecimento e autonomia muitas vezes lhes são dificultados, por ocuparem nessas sociedades um lugar de sujeitos sociais incompletos.
Para isso, reflito sobre os discursos das crianças em relação com alguns eixos de análise, tais como suas emoções e conflitos, situações de risco vivenciadas, além de outras que permearam a pesquisa nos dois contextos.