Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Estratégias de Gestão na Educação Pública do Rio de Janeiro

Autor(a):

Sabrina Galeno Da Costa


Palavras-chave:

Etnografia;Antropologia Política;Políticas de Educação;Gestão Escolar


Resumo

Esta é uma pesquisa etnográfica que analisa as relações entre diretores escolares em seu ambiente de trabalho com outros agentes públicos que atuam na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) e também em outros níveis da administração pública e vêm moldando – a partir de discursos públicos, empreitadas legislativas, parcerias público-privadas entre outros modelos relacionais – a defesa da chamada “reforma gerencial” nas políticas de educação em geral e nos programas de formação de gestores das escolas públicas, em particular.

Procuro realçar processos que constituem a produção do Estado a partir das políticas de educação, acompanhando os nexos fundamentais desses processos. O objetivo foi compreender como essas relações se instalam, com que justificativas, envolvendo quais parcerias, em função de que interesses, e como isso se atualiza, tanto nas atividades de formação dos gestores como na escola. Enfatizo o uso de recursos sociais e recursos de liderança utilizados pelos agentes, trazendo informações sobre seu background social, origens e laços interpessoais, observação dos dispositivos instaurados, seus agentes, cursos, instrumentos, disciplinas, suportes materiais e discursivos.

O que significa, ao mesmo tempo, a ampliação e a recomposição de um recorte do que construí em minha história com o trabalho de campo nas escolas e nos processos que as constituem.


Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content