Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Modos de viver e modos de comer: A relação homem/alimento e práticas de consumo nos espaços online e offline

Autor(a):

Leila Maribondo Barboza


Palavras-chave:

Alimentação;Mercado;Práticas Sociais;Vida Cotidiana.


Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo central o estudo dos modos de viver e os modos de comer, na busca por compreender a relação homem/alimento e como tais processos se estruturam em práticas de consumo nos espaços online e offline. Para tal, a pesquisa escolheu o estudo dos hábitos veganos, uma vez que evidencia uma notória centralidade das escolhas de consumo, sobretudo alimentar, na orientação da vida social.

O corpus da pesquisa se constituiu, na etnografia de três eventos veganos que aconteceram na cidade de Niterói/RJ, entre os anos 2015 e 2018: a Feira de Relações Orgânicas (FRÔ); o Festival Veggo; e o ItaquaVegan. Em conjunto, o estudo caminhou por perceber os trânsitos dos entrevistados nos espaços online – redes sociais Facebook, Instagram e Youtube –, onde apresentaram-se códigos e símbolos que se pareceram dialogar com os espaços offline.

A metodologia transitou por diferentes métodos, utilizando: fotografias etnográficas; entrevistas semiabertas; conversas informais; análise de histórias de vida; e autobiografias.


Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content