Programa de Pós-Graduação em Antropologia

A ferrovia é uma cachaça: a construção social de valores morais e o saber de ofício dos trabalhadores ferroviários de Barra do Piraí-RJ

Autor(a):

Gabriel Ferreira Barbosa


Palavras-chave:

ferrovia;saber de ofício;trabalhadores;ferroviários


Resumo

A partir de trabalho de campo realizado com ferroviários e ex-ferroviários na cidade de Barra do Piraí-RJ, o presente trabalho busca compreender as formas através das quais o trabalhador ferroviário constitui relações baseadas em um sistema de representações e categorias forjadas no ofício ferroviário. Situada no médio Vale Paraíba Fluminense e convergência ferroviária entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, Barra do Piraí desenvolveu-se a partir de um empreendimento empresarial de grande vulto de meados do século XIX.

Esta cidade ferroviária torna-se lugar de residência para parte dos trabalhadores ferroviários, relativamente imobilizados pelas associação de princípios de pertencimento social referenciados à relação casa e trabalho. Este texto também busca apresentar as formas através das quais esse sistema de representações é baseado em conflitos e hierarquizações construídas no âmbito das relações entre as diversas funções do trabalho ferroviário.

Tais representações constituem um universo de significados e valores morais comum àqueles que ingressam no ferrovia . A construção do prestígio e do respeito derivados da atribuição de certas atitudes no ambiente de trabalho instauram um ciclo de trocas que podem ser interpretados pela perspectiva metodológica do fato social total.


Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content