Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Incluídos e invisíveis? Estudantes indígenas em universidades no Peru e no Brasil

Autor(a):

Luis Enrique Rivera Vela


Palavras-chave:

Ação afirmativa;Brasil;Estudantes indígenas;Peru;universidade


Resumo

Esta tese trata, desde uma perspectiva comparativa, o processo de incorporação de estudantes indígenas para estudos de nível superior em universidades no Peru e no Brasil, como parte das políticas de Estado empreendidas por agências governamentais em cada país para alcançar a equidade e inclusão social dos povos indígenas historicamente subalternizados.

A pesquisa foi realizada a partir de trabalho etnográfico com estudantes indígenas matriculados na Universidade San Ignacio de Loyola no Peru e na Universidade de Brasília no Brasil, além da revisão da literatura em tópicos bibliograficos apropriados e relativos para a discussão centrados nas políticas de ação afirmativa, discriminação étnico- racial, identidade étnica, o processo de adaptação e o choque cultural que experimentam os estudantes e que requerem o estabelecimento de relações interculturais no contexto universitário e a cena social e cultural da cidade de Lima e Brasília.

Metodologicamente, utilizou-se o método qualitativo, com o uso da técnica de observação participante, observação direta e entrevista. Conclui-se que, embora seja verdade hoje não tem como negar que está sendo feito para incluir estudantes indígenas nas universidades através de políticas de ação afirmativa, isso não significa que eles e suas culturas são totalmente feita visível, eles continuam subalternizados e invisibilizados em contextos universitários, por não assumir essas instituições um sentido intercultural.


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