Programa de Pós-Graduação em Antropologia

As Religiões Afro-Americanas: O Mercado de Artigos Religiosos e a Estética Ritual em Cuba e no Brasil

Autor(a):

Carlos Eduardo Martins Costa Medawar


Palavras-chave:

Religiões Afro-Americanas;Mercado Religioso;Candomblé;Estética Ritual


Resumo

A partir das religiões dos orixás, parte considerável das representações culturais africanas no Brasil, em Cuba e em vários países da América, este trabalho busca analisar o contexto afro-americano e nele as formas da piedade através das quais os cultos afro-brasileiros se estruturaram como sistemas de crenças e de práticas, procurando explorar possibilidades de comparação e contraste (semelhanças e diferenças) com os cultos afro-cubanos, contextualizado nas problemáticas resultantes das questões relativas às heranças africanas no espaço sagrado dos cultos e de suas liturgias, onde Brasil e Cuba se constituem como duas grandes áreas de concentração de afro-descendentes, advindos de uma situação diaspórica marcada pelo sistema escravista colonial.

A complexidade das liturgias e da vida piedosa afro-americana constituem um verdadeiro quebra-cabeça a desafiar a imaginação sociológica, onde a tradição e a modernidade se entrelaçam na dinâmica da estética ritual dos cultos, através da qual o fator econômico se sobressai como domínio integrado a outras dimensões da vida social, fazendo com que a religião deixe de ser uma variável extra econômica e que o mercado não seja visto apenas como local de compra e venda de mercadorias, exógeno e dissociado das práticas e representações contextuais.

Neste trabalho busca-se entender como as tradições africanas no novo mundo se desenvolveram e resistiram através dos séculos interagindo com as prerrogativas do mundo moderno e evidenciando como a existência de um comércio de artigos religiosos contribui para uma etnografia dos circuitos de produção, distribuição e consumo de mercadorias, em função das práticas rituais, nos casos específicos do Lukumi em Cuba e do Candomblé no Brasil, considerando o mercado como parte intregrante e indissociável do processo ritual nas casa de culto.


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