Cristina Teixeira Marins
Antropologia do trabalho;moralidades;fotógrafos de casamento
A tese apresenta uma reflexão sobre os processos de construção social de prestígio e reputação entre fotógrafos de casamento. O trabalho de campo que serve de base para a etnografia se desenrolou em espaços de intercâmbio entre estes profissionais, tais como congressos, premiações, palestras e cursos.
Além disso, tirei proveito do vasto conteúdo disponível online (tais como reportagens, entrevistas, vídeos, podcasts e lives) a respeito deste universo profissional, tendo também acompanhado meus interlocutores, sistematicamente, através de redes sociais. Como consequência desta estratégia de pesquisa, meus interlocutores foram, predominantemente, fotógrafos de casamento que, de algum modo, participam de circuitos de exposição pública de suas fotografias e de consagração, espaços que cumprem a função de valorização destes profissionais, através da legitimação da figura do fotógrafo de casamento enquanto especialista.
Fundamentalmente, é apregoado nestes circuitos que, para que alguém seja considerado fotógrafo de casamento, não basta a posse de um equipamento que lhe permita captar as imagens em ritual: é preciso também que o profissional, tal qual procurei demonstrar com este trabalho, detenha uma série de conhecimentos de ordem técnica, estética e moral.