Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Os sentidos da Política: Experiência dos Coletivos na Grande Vitória/ES

Autor(a):

Vinicius Lordes Dias


Palavras-chave:

Política;Movimentos Sociais;Espaços Públicos;Coletivos;Produção Cultural


Resumo

Discute os sentidos da política a partir da experiência com o Assédio Coletivo, coletivo de produtores culturais que atuam na Grande Vitória/ES, que estão inseridos no contexto das cidades e buscam dialogar com os diversos atores a fim de propor ações para democratizar os debates a respeito das políticas públicas de cultura. Estes atores procuram atuar na esfera institucional como o Conselho Estadual de Cultura do Estado do Espírito Santo – CEC.

Além disso, o projeto procura fazer um debate do papel da juventude na construção de tais políticas e nas mediações entre atores e estruturas formais de governo, como os conselhos municipal e estadual de cultura no Estado do Espírito Santo. O trabalho também discute os papeis desempenhados pelos movimentos sociais contemporâneos, e as diversas esferas de atuação bem como fazer o debate das ocupações dos espaços públicos feitas por estes coletivos e as formas de resistência que eles encontram para as experiências na cidade.

Para este trabalho atuamos junto com os jovens dos coletivos, em suas várias modalidades, seja nas reuniões de trabalho nos coletivos bem como na atuação em ações de resistência em busca de ampliar os diálogos com os governos e outros atores das políticas públicas de cultura.

Neste trabalho apresento uma parte das trajetórias de três jovens que fazem parte do Assédio Coletivo a fim de compreender a partir das memórias episódicas os pontos de convergência entre eles e os motivos que fizeram com que eles se organizassem em arranjos como os coletivos.


Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content