Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Os Cinco Sentidos da “Cocaína”. Saberes, hierarquias e controles sobre o uso e a manipulação do pó entre consumidores e peritos criminais.

Autor(a):

Victor Cesar Torres De Mello Rangel


Palavras-chave:

Cocaína;Consumidores;Perícia


Resumo

Esta tese de doutorado tem por objetivo analisar diferentes discursos e conhecimentos sobre o consumo de cocaína. Nesse sentido, a proposta é analisar duas diferentes representações sobre o assunto: uma produzida pelos usuários de cocaína e, por outro lado, outra construída por peritos criminais.

Em relação aos primeiros atores, analiso o universo dos usuários de cocaína ou do pó, seus conhecimentos sobre a substância e os discursos diretamente relacionados a ela – formas de uso, locais de compra, diferentes qualidades, com quem e onde usar, controle da quantidade, problemas com a polícia e justiça, suas classificações sobre vício e o uso recreativo de cocaína são pontos que serão analisados.

Realizei uma etnografia em um bar localizado na região norte da cidade de Niterói, local que reúne muitos usuários da droga. Procuro analisar, na primeira parte do trabalho, como os consumidores de cocaína diferenciam-se entre si e dos grupos que frequentam o bar e como são estigmatizados “para dentro” e “para fora” desse universo de consumo. Dessa forma, discuto como são construídas noções sobre a substância, controle no uso e construções de hierarquias entre os usuários.

Em um segundo momento, analiso como os peritos criminais da Polícia Civil e Polícia Federal constroem seus conhecimentos sobre a cocaína a partir de técnicas e saberes constituídos nos laboratórios de análise de entorpecentes dessas instituições na cidade do Rio de Janeiro.

Realizei trabalho de campo no Instituto de Criminalística Carlos Éboli – ICCE, local onde funciona o laboratório da polícia civil, e fiz algumas visitas ao laboratório da polícia federal. Assim como entre os usuários, discuto como são constituídas as noções sobre a substância – nesse caso, abarcando o processo de análise -, o controle nos procedimentos e a questão da hierarquia entre os diferentes casos analisados.


Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content