Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Reforma Agrária: constituição de trabalhadores autônomos nos assentamentos Ilha Grande e Che Guevara (Campos dos Goytacazes, RJ)

Autor(a):

Rodrigo Pennutt da Cruz


Palavras-chave:

Assentamento rural;Reforma Agrária;Agricultura familiar


Resumo

Por este texto de tese, apresento reflexões em torno de diversos princípios de constituição da categoria socioeconômica e política assentado rural. Levo em conta duas situações empíricas de pesquisa, correspondentes à delimitação de dois assentamentos – Ilha Grande e Che Guevara, localizados em Campos dos Goytacazes (RJ), instituídos em áreas de fazendas de exploração agrícola de cana de açúcar, antes pertencentes ao Complexo Agrícola Baixa Grande – Usina de Santo Amaro, cujo processo falimentar se tornou público na década de 1990.

A formação dos assentamentos ocorreu por intermédio de militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que organizaram acampamento próximo a uma das fazendas, base de mobilização e preparação dos candidatos à posição social. Atualmente estão assentadas tanto famílias que chegaram ao local via MST, como também aquelas constituídas por antigos trabalhadores que prestavam serviços à Usina.

A questão norteadora da reflexão elaborada incide sobre as diferenciadas formas encontradas pelos assentados para se constituírem enquanto trabalhadores rurais autônomos.


Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content