Programa de Pós-Graduação em Antropologia

“Vamos Encerrar?” – Oralidade, Escrita, Comunicação Digital e Produção de Conflitos no Brasil

Autor(a):

Sandro Albernaz Massarania


Palavras-chave:

Antropologia;Conflito;Oralidade;Escrita;Comunicação Digital


Resumo

Dado o recente desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, houve uma notável ampliação do alcance das formas comunicativas, o que permitiu a sua extensão para além dos contextos de intercâmbio social direto, favorecendo o surgimento de novos padrões de interação e relacionamento sociais.

Considerando-se a emergência e a difusão de novas formas de produção, armazenamento e circulação de informações, o presente trabalho teve por objetivo analisar alguns aspectos dos processos interativos presentes em espaços de comunicação e interação digital, tais como aplicativos móveis e, principalmente, redes sociais. Com base no pressuposto de que a comunicação digital assumirá contornos locais conforme os seus respectivos contextos de acionamento, especial atenção foi dedicada à reconfiguração da relação entre a oralidade e a escrita, à redefinição dos limites entre o público e o privado, assim como à forma como usuários brasileiros lidam com a questão do conflito em tais ambientes.

A base empírica do trabalho foi construída a partir de um conjunto de mensagens que chegaram ao Feed de Notícias do autor na rede social Facebook, no período compreendido entre 2014 e 2017. Adicionalmente, foram também consideradas mensagens trocadas por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, além de outros espaços digitais.


Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content