Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Radio, deporte y nación: la invención de la patria colombiana en la locución del fútbol y el ciclismo de la época de La Violencia (1948- 1962)”

Autor(a):

David Leonardo Quitian Roldan


Palavras-chave:

Nação;futebol;ciclismo;rádio;violência;fantasia atlética


Resumo

A tese propõe uma interpretação do período da história colombiana conhecido como “A Violência” (1948-1958) e estende sua analise até o fim do primeiro mandato do Frente Nacional (1962) que também é data marcante para o futebol do país pela participação da “Selección Colombia” na Taça do Mundo, 1962. A escolha do período procura compreender como foi possível “uma nova nação” num tempo de totalitarismo e violência civil política.

Para realizar essa analise, a presente pesquisa examina dois campos que entende como privilegiados em esse olhar: a radiodifusão e o esporte, especificamente o futebol que ganhou o nome de El Dorado e a Vuelta a Colombia em bicicleta. Um dos achados do trabalho é que a mistura desses três elementos gerou uma ilusão de comunidade, amplamente compartilhada, baseada na narração radiofônica (hiperbólica, animada, de natureza épica), do desempenho dos futebolistas estrangeiros que jogaram nos inicios do profissionalismo do futebol nacional; narração também feita dos ciclistas locais, de origem humilde, apelidados pelos radialistas como “escarabajos” (besouros) pela sua habilidade para competir nas etapas de montanha; combinação (configuração) que tem como resultado a fantasia atlética: a ilusão ou possibilidade de imaginar-se coletivamente em uma dimensão diferente aos arquétipos da velha república da Independência, que também rendia culto aos grandes generais das guerras civis.

Conclusão que visa compreender a massificação como um caminho para a confecção simbólica de outra nação. Nova nação criada a partir de novos contextos (urbanização, industrialização, sociedade do entretenimento) e de novos linguagens como o melodrama e a performance esportiva.


Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content