Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Cinema e Cosmologia Mbya: Produções Audiovisuais dos Tekoa Ka’aguy Hovy Porã e Sapukai

Autor(a):

Andre Rojas


Palavras-chave:

Mbya; Cosmologia; Cinema; Produção Audiovisual.


Resumo

Este trabalho consiste em análises cosmológicas presentes em filmografias Mbya-Guarani, tomando por referência as produções audiovisuais em dois casos específicos: tekoa Ka’aguy Hovy Porã (Maricá-RJ) e tekoa Sapukai (Angra dos Reis-RJ).

Este recorte envolve um olhar voltado para a reflexão dos aspectos cosmológicos Mbya através das narrativas fílmicas, com ênfase aos aspectos da vida indígena e dos mundos invisíveis Mbya, compreendendo a perspectiva de cosmovisão guarani na representação audiovisual através das produções feitas pelas/nas aldeias.

O objetivo é apresentar uma etnografia referenciada e fundamentada a partir de autores da antropologia em convergência com a narrativa sonora e imagética dos filmes produzidos pelos guarani, entendendo o filme indígena como uma forma de grafia própria dos povos de tradição oral e destacando as produções audiovisuais Mbya como uma escrita autoral.

Dessa forma, a apropriação das tecnologias do cinema será compreendida como representação própria da cosmovisão indígena e, portanto, conteúdos ricos em aspectos cosmopolíticos para a comunidade que produz os filmes, bem como carregadas de informações etnológicas.

O cinema e a antropologia serão relacionados enquanto perspectiva metodológica e, para tal, busca-se a considerar o filme como forma de manifestação do pensamento Mbya e a teoria antropológica como forma de construção metodológica.


Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content