Programa de Pós-Graduação em Antropologia

“HOMEM NÃO FALA SOBRE VIDA SEXUAL!”: Iniciações, violências e outros apontamentos masculinos sobre sexo e sexualidade

Autor(a):

Thuani Coutinho Gomes de Queiroz


Palavras-chave:

Violência sexual; Sexualidade; Masculinidades; Honra e vergonha.


Resumo

Nesta dissertação, me proponho a realizar uma análise das representações sobre masculinidade, sexo e sexualidade produzidas e reproduzidas por um conjunto de homens a que tive acesso no âmbito de uma pesquisa etnográfica.

Inicialmente, a pretensão era compreender a perspectiva de diferentes homens sobre abuso sexual masculino e o processo de invisibilização sofrido por tal tipo de violência. Porém, deparei-me com a dificuldade de acesso aos potenciais interlocutores, chegando a ser questionada se seria possível homens (ou meninos) serem vitimizados sexualmente.

Frente a estes obstáculos, reorientei o recorte da pesquisa, propondo aos interlocutores questões mais gerais como: “para você, o que é (ter) uma experiência sexual?”, “quais foram as suas experiências sexuais positivas?”, “E quais foram as negativas?”.

Partindo destas perguntas, a análise das entrevistas me levou ao diálogo com teorias da virilidade, sexualidade, relações de gênero, dentre outras, o que me possibilitou compreender algumas formas de classificação e seus porquês por meio dos relatos de experiências que iam desde interações sexuais classificadas positivamente até relatos de assédio e estupro.


Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content