Elisa Paiva de Almeida
música; fluxos; criação; occitano; mediação; produção de localidade.
O presente trabalho aborda experiências ligadas a três bandas musicais chamadas Fabulous Trobadors, Nux Vomica e Massilia Sound System, originárias de cidades situadas na porção Sul da França: Toulouse, Nice e Marseille, respectivamente. Surgidas aproximadamente entre o final da década de 1980 e início dos anos 1990, essas bandas fazem parte de um movimento pela valorização da língua occitana, em que a música exerce papel central.
Seus processos criativos e posicionamentos nos debates sobre língua e cultura no país dialogam com as transformações do movimento occitanista ao longo do tempo. Elas se relacionam através da característica que têm em comum de realizar, deliberada e assumidamente, experimentações criativas com fluxos de significados e formas significativas (Hannerz) com a música e a língua occitana, ao mesmo tempo em que empreendem uma série de ações nos bairros e cidades em que se situam.
A partir do projetos (Velho), proposição e iniciativa dos mediadores socioculturais (Velho, Agier) que são os líderes (Foote-White) fundadores dessas bandas, as sub-redes (Enne) formadas em torno delas se articulam com o objetivo de desenvolver solidariedades e o sentimento de pertencimento a coletividades conectadas aos contextos locais.
O esforço desta pesquisa é na direção de trazer algumas das experiências vivênciadas no âmbito de cada uma dessas sub-redes focando o contexto do movimento musical occitanista e o trabalho de mediação e criação musical com objetivo expresso de criar uma realidade cultural, em que o estabelecimento de uma conexão intensa com formas musicais originárias de outros lugares como a Jamaica e o Nordeste do Brasil é um elemento crucial para a produção de localidade (Appadurai).