Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Núcleos e Laboratórios de Pesquisa


O PPGA tem conquistado grande visibilidade por meio da atuação de seus professores em Núcleos e Laboratórios de pesquisa, sediados na UFF e também em grupos de pesquisa sediados em outras instituições nacionais e internacionais. Cabe destacar que todos os professores do PPGA vinculam-se a um ou mais Núcleos e Laboratórios de pesquisa. Por meio dos Núcleos associam-se a outras instituições e pesquisadores, estabelecendo parcerias, organizando eventos e seminários locais e interinstitucionais.




NUFEP – Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas


O NUFEP foi criado em 1994 a partir da mobilização de um grupo de professores, estimulados pelo antropólogo Luiz de Castro Faria. Em 2009, tornou-se sede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-INEAC).

Os projetos desenvolvidos buscam analisar os processos de administração institucional de conflitos em perspectiva comparada. Dois ambientes empíricos concentram as abordagens dos pesquisadores: as políticas públicas ambientais envolvendo pescadores artesanais e os sistemas de segurança pública e de justiça criminal.

No primeiro, procura-se analisar a administração dos chamados conflitos ambientais envolvendo os pescadores, instituições do Estado e outros atores que participam das disputas por recursos naturais e pelo controle material e simbólico do espaço público. No segundo, busca-se analisar, também de forma comparada, os conflitos e as formas de administração de instituições e atores vinculados às áreas da Segurança Pública e da Justiça Criminal.


Coordenação: Prof. Fabio Reis Mota


Sala 205, bloco O, Campus do Gragoatá


📨  nufep@yahoo.com.br


Conheça os sub-projetos do NUFEP:

📄 Antropologia Política e Conflitos: pesquisas empíricas sobre burocracias, religiões e mobilizações sociais


📄 Dos direitos diferenciados aos diferentes direitos: As políticas de Identidade e Reconhecimento no Mundo Contemporâneo




NEMO – Núcleo de Estudos sobre Modernidade


O NEMO foi criado em 1999 e está vinculado ao Departamento de Antropologia (GAP) e ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal Fluminense, tendo sido criado em 2004 pelas Professoras Laura Graziela F. F. Gomes (GAP/PPGA/UFF), Leticia Veloso (GSO/UFF), Livia Barbosa (CAEPM/ESPM/SP) e Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ). Seu objetivo é criar uma estrutura acadêmica que viabilize recursos para o desenvolvimento de projetos de professores e alunos interessados no tema da modernidade numa perspectiva comparada, multidisciplinar, que abarque suas diferentes tradições, aspectos e dimensões, especialmente no que diz respeito ao fenômeno da urbanização em geral, consumo, cultura material/imaterial, novas formas de sociabilidade, trocas e circulação de bens, em especial a partir da cultura digital (redes sociais, cibercultura).


Coordenação: Profa. Dra. Laura Graziela F. F. Gomes


📨 lauragraziela@gmail.com




LEECCC – Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição


Organizado em 2002 como Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Cognição, o LEECCC nasceu com o objetivo de enfatizar a etnografia como suporte metodológico em diferentes frentes de pesquisas, extensão acadêmica e consultoria/tutoria intelectual. O LEECCC torna-se uma iniciativa abrangente ao recortar e interligar os campos da Cultura, da Comunicação e da Cognição.  Nele, inúmeros projetos são desenvolvidos por meio da valorização da docência, pesquisa, consultoria e extensão em áreas que, prioritariamente abordem de modo translacional o triplo C,  instalado na sigla LEECCC.

 O eixo analítico principal do Laboratório é a compreensão do fenômeno da interação social e da transmissão de regimes de representação, sobretudo os dispositivos de comunicação, as politicas de exclusão, identidade e afirmação. Nesse sentido, as diretrizes de  estudos do LEECCC apontam para as seguintes linhas de pesquisas: (1) Africa e Diáspora Africana: Modernidade e Colonialidade; (2) Performances, Corporeidade e Cognição; (3) Midia e Representação Étnico-racial; (4) Etnografia de Ambientes e Processos Comunicativos;  (5) Cultura e Cognição


Coordenação: Prof. Dr. Julio Cesar de Souza Tavares


📨  leeccc.uff@gmail.com




NEOM – Núcleo de Estudos do Oriente Médio


O NEOM foi criado em 2003 pelos professores (coordenadores): Dr. Paul Edouard Amar (UniversityofCalifornia), Dr. Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto (PPGA, UFF) e Dra. Ella Shohat (MiddleEastStudies, NYU). Tem por objetivo criar uma estrutura acadêmica que possa atender à crescente demanda de informação e análises sobre temas ligados a esta região e às comunidades diaspóricas, de populações originárias ou ligadas a esta região. Além da importância política e social do tema, a criação de uma massa crítica de saberes sobre o Oriente Médio e suas diásporas traz novos horizontes comparativos e novas áreas de diálogo teórico para as ciências sociais no Brasil.


📄 Acesse o Diretório Grupo de Pesquisa CNPq aqui


Coordenação: Prof. Dr. Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto


📨 philu99@gmail.com




GEAM – Grupo de Estudos Amazônicos


Criado em 2005, o Grupo tem como foco a produção de conhecimento sobre populações tradicionais e situações de emergência étnica envolvendo comunidades remanescentes de quilombos e povos indígenas na Amazônia, pretende contribuir para a construção de uma antropologia do presente, do mundo em mudança e suas histórias, afastada de qualquer pressuposto da Amazônia como o lugar de uma “fenda selvagem”, que termina por negar a especificidade da diversidade.

A reflexão sobre as experiências de pesquisa e trabalhos de assessoria e consultoria pelos membros do grupo junto a órgãos governamentais, Ongs e movimentos sociais, pretende igualmente produzir subsídios que possam fornecer a base para atuação na área de formulação de políticas públicas e formas de intervenção que não apenas possibilitem a reprodução das relações e categoriais sociais, mas também a garantia das condições para a perpetuação de tradições culturais e dos modos de vida dos grupos étnicos e sociais que reivindicam o direito à diferença cultural, à reprodução de suas práticas econômicas e sociais, bem como o respeito pelos seus saberes tradicionais e territorialidades específicas.


Coordenação: Prof.ª Eliane Cantarino O’Dwyer


📨  eliane.odwyer@yahoo.com.br




NEPESS – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Esporte e Sociedade


O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Esporte e Sociedade foi criado em 2005  tem como objetivo contribuir para o avanço dos estudos sobre o esporte, a partir da perspectiva das Ciências Sociais e Humanas. Os encontros do NEPESS acontecem regularmente às segundas-feiras, das 16h às 18h, no Bloco O da UFF, campus Gragoatá, em Niterói. Mesmo com essa vinculação física à UFF, um dos princípios básicos do NEPESS é ser aberto à participação de pesquisadores de diversas outras universidades e faculdades.

Temos em nossa equipe Antropólogos, Sociólogos, Historiadores e cientistas da Educação Física e de Letras da UFF, UFRJ, UERJ, FGV, Museu Nacional e PUC. Esses pesquisadores têm trabalhos que enfocam temas como Estádios e Torcidas, Gestão Esportiva e Mercado, Mídia esportiva e Narrativas e Corpo e Gênero, tendo como objeto não apenas o futebol, mas o conjunto das práticas esportivas. O NEPESS tem a revista Esporte e Sociedade (www.esportesociedade.com) como seu mais importante produto, cujo primeiro número foi colocado no ar em novembro 2005. Desde então a revista vem consolidando sua importância nacional e internacionalmente.


Coordenação: Prof. Luiz Fernando Rojo Mattos




NARUA – Núcleo de Antropologia das Artes, Ritos e Sociabilidades Urbanas


O Núcleo de pesquisa NARUA foi criado em 2010, agregando professores e estudantes que desenvolvem pesquisas etnográficas, estudo de narrativas orais, escritas, sonoras e visuais, articulando o campo das sociabilidades urbanas aos modos de significação. Com foco na tradição de estudos da antropologia urbana e da análise simbólica e ritual, seus integrantes compartilham o interesse pelos estudos da organização social do meio urbano, dos circuitos rituais, artísticos e festivos, estudos da vida social dos objetos e dos processos de patrimonialização, níveis de cultura, carreiras e trajetórias, mediação sociocultural, papéis sociais e os arranjos sócio-culturais entre diferentes domínios e planos da realidade.

O Núcleo organiza encontros regulares periódicos com professores e alunos e os Seminários NARUA. Está vinculado ao NARUA o Laboratório do Filme Etnográfico, coordenado pela Prof.ª Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz, que se constitui um espaço de formação, debate e articulação entre pesquisadores, alunos e professores, privilegiando a produção e análise de filmes etnográficos.


Coordenação: Prof. Nilton Santos e Prof.ª Renata de Sá Gonçalves


Campus Gragoatá. Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco P – salas 201 e 205.
São Domingos – Niterói – RJ
Cep: 24210-201


📨  narua@vm.uff.br

📨  renatagoncalves@id.uff.br




Cosmopolíticas – Núcleo de Antropologia.


O núcleo foi criado em 2013, voltado para  pesquisas de antropologia e etnologia indígena que se propõe a articular experiências etnográficas distintamente situadas, a fim de promover conexões transversais entre movimentos minoritários, tradições de pensamento ameríndias, afrobrasileiras, antropológicas e filosóficas. Pretendemos criar uma reciprocidade de perspectivas entre essas práticas de sentido e regimes de diferença, envolvendo-nos assim em uma tarefa de aprofundamento das consequências que as discussões recentes de antinomias antropológicas como natureza e cultura ou ontologia e epistemologia têm para o desenvolvimento de modelos etnográficos mais afins às intenções de uma antropologia simétrica.


Coordenação: Prof. Antonio Carlos Rafael Barbosa


Campus Gragoatá –  Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco P – salas 212 e 214.
São Domingos – Niterói – RJ
Cep: 24210-201


📨 cosmopoliticasuff@gmail.com


📄Acesse o Diretório Grupo de Pesquisa CNPq aqui




Laboratório do Filme Etnográfico


No Laboratório, a análise de processos sociais mediada pelo audiovisual no estudo das formas expressivas populares em suas variadas acepções – narrativas orais, dança, teatro, música – tem como importante ponto de encontro o uso crítico e reflexivo da fotografia, do som, e especialmente, do filme etnográfico. A reflexão acerca de metodologias de pesquisa empírica e a experimentação dessas linguagens serão meios privilegiados de interlocução e compartilhamento dentro e fora da Universidade. Diante da ampliação do campus da UFF Gragoatá, em Niterói, o Laboratório é infra-estrutura que estimula a produção audiovisual na pesquisa etnográfica, formando alunos, professores e pesquisadores na área.

Campus Gragoatá – Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco P – sala 238.
São Domingos – Niterói – RJ
Cep: 24210-201

Coordenação: Ana Lúcia Ferraz e Renata de Sá Gonçalves


📨 analu01@uol.com.br

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content