Linhas de Pesquisa

LINHA TÍTULO DESCRIÇÃO E INTEGRANTES
1 Cultura jurídica, segurança pública e administração de conflitos Analisa, em uma perspectiva comparada, os modelos jurídicos de produção da verdade e de administração institucional de conflitos no espaço e na esfera públicos. Realiza etnografias de práticas e processos de administração de conflitos vinculados às instituições judiciárias e de segurança pública, assim como os sentidos de justiça e moralidades que informam e conformam as dinâmicas das relações sociais.
Professores: Ana Paula Mendes de Miranda, Antônio Carlos Rafael Barbosa, Edilson Márcio Almeida da Silva, Fábio Reis Mota, Lênin dos Santos Pires, Lucía Eilbaum, Roberto Kant de Lima e Simoni Lahud Guedes.
2 Ritual e simbolismo Essa linha de pesquisa agrega estudos de sistemas cosmológicos e processos simbólicos em diferentes contextos etnográficos, privilegiando as temáticas do ritual, das relações de reciprocidade, da experiência, da construção e desconstrução da pessoa, bem como das formas de interação. Religiosidade e práticas devocionais.
Professores: Daniel Bitter, Felipe Berocan Veiga, Gisele Fonseca Chagas, Gláucia Oliveira da Silva[*], Marco Antônio da Silva Mello, Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto, Renata de Sá Gonçalves.
3 Antropologia e Política Compreende estudos acerca de distintas modalidades e manifestações de relações de poder. Análise de fenômenos relacionados à constituição, organização e funcionamento do Estado, bem como das distintas formas de mobilizações coletivas. Trata-se de se interrogar, entre outros aspectos, processos responsáveis pela definição e transformação da esfera pública, formação de agentes estatais e políticos, produção de grupos e identidades sociais, assim como modalidades de relação entre o poder estatal, as burocracias e seus administrados.
Professores:  Ana Paula Mendes de Miranda, Antônio Carlos Rafael Barbosa, Deborah Bronz, Delma Pessanha Neves, Eliane Cantarino O’Dwyer, Fábio Reis Mota, Gláucia Oliveira da Silva[*], Lucía Eilbaum, Roberto Kant de Lima e Sidnei Clemente Peres.
4 Etnologia, Etnicidade e Nacionalismos Reúne estudos antropológicos e históricos dos fenômenos da etnicidade e dos nacionalismos, privilegiando a análise de processos sociais de construção de identidades contrastivas e situacionais, bem como de sociedades indígenas, populações afro-brasileiras, imigrantes etc., enfatizando suas formas sociais, cosmologias, impactos políticos e cognitivos produzidos por relações estabelecidas com agentes das sociedades nacionais.
Professores: Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz, Deborah Bronz, Eliane Cantarino O’Dwyer, Fábio Reis Mota, Gisele Fonseca Chagas, Júlio César de Souza Tavares, Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto e Sidnei Clemente Peres.
5 Patrimônio Cultural, Práticas Produtivas e Categorias Ocupacionais Estudos de práticas produtivas, transmissão intergeracional e intergrupal de conhecimentos. Trajetórias pessoais e familiares. Processos de patrimonialização, usos sociais e econômicos de patrimônios materiais e imateriais. Política de valor, memória e identidade. Interfaces entre antropologia e educação, ciência, natureza e tecnologia. Ênfase nos estudos sobre trabalhadores urbanos e rurais, camponeses e agricultores familiares, contemplando, entre outros aspectos, formas de organização política e de expressão de lutas sociais.
Professores: Daniel Bitter, Delma Pessanha Neves, Edilson Márcio Almeida da Silva, Renata de Sá Gonçalves, Roberto Kant de Lima e Simoni Lahud Guedes.
6 Antropologia Econômica Estudos das formas de organização econômica incluindo categorias e representações relativas aos processos de produção e circulação de mercadorias, dinheiro, bens, objetos, pessoas e serviços. Reúne também pesquisas que focalizam a relação direta entre práticas e usos de bens e serviços que conformam experiências e identidades a partir do consumo. Privilegia como, em diferentes contextos, tais processos se integram, conjugam ou se interligam a outros domínios sociais, fazendo emergir distintas modalidades e expressões de mercado.
Professores:  Laura Graziela Figueiredo Fernandes Gomes, Lênin dos Santos Pires e Marco Antônio da Silva Mello.
7 Antropologia Urbana Estudos e pesquisas sobre formas de sociabilidade, socialidade e processos sociais em contextos urbanos, sobretudo a partir de grandes áreas temáticas, tais como, etnografia metropolitana, estudo de migrações e dinâmicas urbanas, processos de urbanização, renovação urbana e gentrificação. Relações entre espaço público e privado. Turistificação, usos e contrausos da cidade.
Professores:  Antônio Carlos Rafael Barbosa, Edilson Márcio Almeida da Silva, Felipe Berocan Veiga, Gláucia Oliveira da Silva[*], Laura Graziela Figueiredo Fernandes Gomes, Lênin dos Santos Pires, Marco Antônio da Silva Mello e Nilton Silva dos Santos.
8 Antropologia do Corpo e do Esporte O uso e as “experiências” do corpo numa perspectiva comparativa; corporalidade nas práticas esportivas e do lazer; controle social e projetos sociais esportivos; a reflexão sobre junções e disjunções mente, corpo, gênero e emoção; corpo, gênero, etnicidade e racialização; cultura e natureza como elementos na diferenciação entre sexo e gênero; novas configurações de gênero e movimentos sociais; gênero, corpo e saúde; corpo, comunicação e cognição.
Professores:  Júlio César de Souza Tavares, Luiz Fernando Rojo Mattos e Simoni Lahud Guedes.
9 Antropologia da Arte, Imagem e Comunicação Estudos de performance, práticas artísticas e festivas. Linguagens expressivas, como dança, música e teatro. Poética e política de coleções e exposições museológicas. Objetos etnográficos e objetos artísticos. Pesquisas sobre diferentes práticas e estilos narrativos visuais e audiovisuais. Antropologia visual e dos usos da imagem em diferentes contextos midiáticos, incluindo estudos de cibercultura.
Professores: Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz, Daniel Bitter, Felipe Berocan Veiga, Júlio César de Souza Tavares, Laura Graziela Figueiredo Fernandes Gomes, Nilton Silva dos Santos e Renata de Sá Gonçalves.
10 Cartografias culturais, transnacionalismo e diásporas Etnografias das formas de produção, transmissão e distribuição do conhecimento das diversas sociedades e culturas que configuram a geopolítica do mundo contemporâneo. Análise das especificidades dos povos em suas articulações nacionais e transnacionais. Identificação das idiossincrasias nos campos social, religioso, politico, econômico e da diversidade linguística e étnico-cultural. Verificação dos paralelos, contrastes, continuidades e rupturas entre as sociedades e suas diferentes diásporas. Ênfase nos estudos sobre África, Oriente Médio e, no âmbito nacional, povos amazônicos.
Professores: Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz, Deborah Bronz, Eliane Cantarino O’Dwyer, Gisele Fonseca Chagas, Júlio César de Souza Tavares, Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto e Sidnei Clemente Peres.

[*] Docente reintegrada ao PPGA-UFF em cumprimento da decisão judicial proferida pelo MM. Juiz Federal da 3ª Vara Federal de Niterói, Jose Carlos da Silva Garcia, nos autos da Ação Ordinária proposta pela professora Glaucia Oliveira da Silva em face da Universidade Federal Fluminense.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

"Conversas Antropofágicas"

"Conversas Antropofágicas"

PPGA convida a todos para  “Conversas Antropofágicas” no dia 17 de agosto de 2018, às 17:30h, na sal[...]
Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado de ELTON JOHN DA SILVA SANTIAGO - 17/07 - 15h

Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado de ELTON JOHN DA SILVA SANTIAGO - 17/07 - 15h

Prezados(as), O Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense conv[...]
Doutorado 2018: Resultado das provas de língua estrangeira

Doutorado 2018: Resultado das provas de língua estrangeira

Tornamos público o resultado das provas de língua estrangeira do Processo Seletivo para o Curso de D[...]
Doutorado 2018: Resultado da prova escrita de Antropologia

Doutorado 2018: Resultado da prova escrita de Antropologia

Tornamos público o resultado da prova escrita de Antropologia do Processo Seletivo para o Curso de D[...]