Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Apresentação

O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Antropologia é preparar profissionais, mestres e doutores, com rigorosa formação acadêmica, voltados para atuar no mercado universitário, e ainda orientá-los para utilizar e difundir conhecimentos no âmbito de outras instituições, tais como organizações não-governamentais, movimentos sociais, empresas e órgãos da administração pública.

 

Estrutura

Os cursos de Mestrado e Doutorado se caracterizam pela oferta de três disciplinas obrigatórias (duas no primeiro semestre e uma no segundo) e um elenco de disciplinas optativas, que representam os desdobramentos do trabalho coletivo de professores e estudantes.

Durante o Mestrado devem ser cursadas três disciplinas obrigatórias e três disciplinas optativas. No Doutorado, os alunos que cursaram um mestrado na área de Antropologia não necessitam realizar disciplinas obrigatórias, podendo escolher seis disciplinas optativas. Caso o mestrado não seja em Antropologia, o aluno obrigatoriamente fará duas disciplinas obrigatórias e quatro optativas.

As disciplinas visam abarcar os diferentes interesses das linhas de pesquisas e assegurar uma formação básica no que diz respeito ao padrão coletivamente considerado para o reconhecimento profissional do antropólogo.

⚠️ Atenção! Além das disciplinas, os bolsistas de doutorado deverão realizar, no decorrer do curso, estágio docência em disciplinas dos cursos de graduação em Antropologia, Ciências Sociais ou Segurança Pública da UFF, até o 4º semestre do curso ou até o 2º semestre subsequente à obtenção da bolsa.

Copyright 2020 - STI - Todos os direitos reservados